11/23/2009

Deixando a sua casa sempre cheirosa





1- Todos os dias, abra as cortinas e janelas e permita que o ar se renove e a sua casa tome um pouco de sol. Além de garantir que a sua casa não vai ficar com cheiro de “ar parado”, abrir as janelas e deixar o ar e o sol entrar evita o aparecimento de fungos (mofo e bolor), troca os microorganismos do ar e ventila os aromas que a sua casa já tem. Então, sem desculpa: ainda que seja apenas enquanto você se arruma para ir trabalhar de manhã cedo, casa aberta e vendaval passando, por favor!

2- Passe um pano com chá de hortelã bem forte no chão. Chás bem fortes podem ser ótimos para deixar a sua casa cheirosinha e limpa. Faça um chá bem forte e passe com um pano úmido no chão. A casa fica cheirosa e o chão, livre de qualquer vestígio de poeira, não é ótimo?

3- Lave as cortinas. Cortinas feitas de material sintético, quando lavadas à máquina e centrifugadas, saem praticamente secas. Uma dica boa para deixar a casa cheirando a amaciante é lavá-las à máquina e, assim que a máquina acabar de centrifugar, pendurá-las de novo nos trilhos. O cômodo vai ficar com um cheirinho bom de amaciante enquanto a cortina termina de secar. E cortinas limpas não tem criadouros de ácaros e mofo, esses serezinhos fedidos.

4- Tenha flores e ervas aromáticas em vasos. Óbvio, não? Aqueles vasinhos de ervas ou de flores dão um cheirinho bom e alegram a sua casa. E nem dá tanto trabalho assim para cuidar, vai.

5- Borrife água perfumada. Você pode comprar pronto ou fazer em casa: num recipiente de vidro escuro, coloque álcool de cereais e hortelã e deixe descansar por uma semana. Coloque o álcool num borrifador, adicione uma parte de água destilada para cada parte de álcool e borrife pela casa. (Se você quiser, pode usar canela, cravo da índia ou outra erva da sua preferência. Ou então essências de sabonete, que você compra em casas de materiais químicos.)
- Outra coisa que eu particularmente acho ótima, são os incesos, além de renovarem as energias de sua casa, deixam um ótimo aroma. - ( Decorando com bom gosto )

(Recanto da deusa doméstica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário